Todas as empresas focam na produtividade, organização, padronização, qualidade e resultados. Para isso buscam métodos e processos que ajudem a atingir esses os objetivos. Nesse contexto, costuma surgir a pergunta: o que é 5s?
Não é apenas um número e uma letra. É um método complexo, mas que pode trazer bons resultados. Conheça mais sobre ele.
O que é o 5s?
O método foi criado no Japão para ajudar com a qualidade e surgiu quando o país se recuperava da 2ª Guerra mundial e precisava sair de uma crise econômica.
Ele tem por objetivo criar processos que mantém os locais organizados, limpos, padronizados e produtivos. Para isso, preza pela disciplina. O seu nome tem origem em palavras japonesas e cada uma tem o seguinte objetivo:
- Seiri – Senso de utilização / classificação
- Seiton – Senso de organização / organizar
- Seiso – Senso de limpeza / limpar
- Seiketsu – Senso de padronização / saúde e higiene
- Shitsuke – Senso de disciplina / autodisciplina
Veja mais: Fibra de Limpeza: Você sabe o que é?
Como funciona o 5s?
Entendendo o que é 5s, se percebe que ele é simples, mas sua implementação não é tão fácil. Ele vai provocar mudanças comportamentais, que ocorrerão de forma progressiva e podem demorar.
Cada um de seus pilares vai funcionar das seguintes maneiras nas organizações:
Seiri
Esse “S” ensina a manter o ambiente de trabalho apenas com o necessário. O que não é utilizado deve ser retirado e se algo estiver faltando deve ser providenciado.
Seiton
A organização é para facilitar o trabalho. O que é mais utilizado deve estar à vista, o com menor uso pode ficar mais distante. A ideia é padronizar, etiquetando e destinando cada coisa a seu lugar.
Seiso
Nessa fase é preciso identificar o que gera sujeira ou imperfeições para ser corrigido. Junto a isso, todos devem ser conscientizados do seu papel na limpeza e conservação. Deixar o ambiente limpo gera produtividade e satisfação.
Seiketsu
É a manutenção das etapas anteriores, para que elas se tornem algo automático. Aqui se definem os responsáveis para dar continuidade ao processo e são criadas instruções de trabalho.
Shitsuke
Quando se chega ao 5º S significa que o programa está em execução. Todas as etapas anteriores foram concluídas.
Veja também: Como montar um roteiro de limpeza na sua empresa?
É possível aplicar o 5s nos processos de limpeza?
Após entender o que é 5s é possível imaginar que ele pode ser aplicado a diferentes tarefas, como:
- Ajudar a organizar e criar padrões nos processos de limpeza
- Economia na compra de materiais, já que só os que realmente têm utilidades devem ser mantidos
- Facilidade para encontrar os itens no estoque
Esse método ajuda a criar os melhores meios de realizar a limpeza e fazer com que todos colaborem com ela. Com o passar do tempo, isso se torna um hábito. Portanto, saber o que é 5s permite que esse método seja aplicado em diferentes áreas da empresa.
Que tal começar a praticar o 5s? Inicie conhecendo os melhores produtos para limpeza profissional.