Fibra de Limpeza: Você sabe o que é?

fibra de limpeza

Para fazer a limpeza da casa e de empresas é comum o uso de panos e esponjas, porém, eles soltam resíduos e podem ficar com um odor desagradável. A fibra de limpeza realiza o mesmo trabalho que esses objetos sem causar tais problemas.

Apesar de não ser muito divulgada, ela já é amplamente utilizada por quem deseja cuidar da
higienização de objetos e ambientes de forma prática e os preservando.

O que é a fibra de limpeza?

Antes de continuar informando do que a fibra de limpeza é capaz, é preciso que entenda do que estamos falando.

A fibra de limpeza é um produto que leva fibras sintéticas e uma resina que a deixa a prova d’água.

Possui diferentes tipos que podem ser usados nas mais variadas superfícies sem soltar resíduos, ficar com odores ou enferrujar, como acontece com a palha de aço.

Apesar de se assemelhar fisicamente a uma esponja, é muito mais prática, higiênica e se molda melhor a diferentes superfícies.

Leia também: Checklist de como escolher um fornecedor de produtos de limpeza e higiene

Quais as vantagens?

As fibras de limpeza se mostram muito mais eficazes do que esponjas e palhas de aço e trazem uma série de benefícios. Conheça alguns deles:

  • Não soltam resíduos evitando a contaminação dos ambientes ou alimentos quando usada em cozinhas.
  • Substituem outros itens utilizados na limpeza tradicional garantindo um desempenho muito superior.
  • Existem diferentes tipos de fibra, cada um com suas especialidades e indicado para uma finalidade ou superfície.

Quais os tipos de fibra de limpeza?

Para cada superfície ou higienização existe uma categoria de fibra de limpeza mais indicada, saiba um pouco mais sobre cada uma delas:

  1. Fibra macia: Normalmente encontrada na cor branca é indicada para limpeza leve de superfícies delicadas como inox, fórmicas e azulejos.
  2. Fibra de uso geral:  Indicada para sujeiras de média dificuldade de remoção, leva abrasivos em sua composição e pode ser usada como substituta da lã de aço. Não é indicada para materiais delicados, pois pode riscar.
    O uso é comum na limpeza geral de cozinhas industriais, corrimões, panelas e utensílios de cozinha.
  3. Fibra pesada: Possui um maior poder de remoção da sujidade sendo bastante utilizada na limpeza de fogões, panelas com crostas de difícil extração, pisos e rodapés e no final de obras para a retirada de resíduos.
  4. Fibra ultra pesada: Ela é formada por uma manta grossa e com fibras abertas que evita que haja acúmulo de sujeira em sua superfície. A fibra ultra pesada é indicada para sujeiras e gorduras que estejam há algum tempo e sejam de difícil remoção. Ela é bastante usada em panelas, chapas de fritura, churrasqueiras e grelhas.
  5. Fibra não risca: Indicada para limpeza de sujidade leve e média é ideal para superfícies delicadas como vidros, espelhos e porcelanas. Por não possuir abrasivos não causa riscos, porém, consegue realizar bem a limpeza e deixar um leve brilho nos objetos.

A fibra de limpeza é excelente para auxiliar para garantir a higienização de objetos e ambientes, basta escolher a mais adequada para o tipo de superfície e intensidade da sujeira. Faça o teste e veja os seus benefícios.