Sacos de lixo: saiba como usar corretamente

Quando se trata de descartar o lixo, é comum não pensarmos muito além de abrir os sacos de lixo, jogar tudo dentro, amarrá-lo e então descartá-lo, não é verdade?

Diante desse cenário, deveria se passar em nossa mente alguns questionamentos, como: será que estamos fazendo isso da maneira correta? Qual a importância e como utilizar sacos de lixo da forma certa? 

Muitas vezes, o ato de separar os materiais de acordo com sua matéria-prima pode passar despercebido, entretanto, é fundamental para a saúde pública e, principalmente, para a preservação do meio ambiente. 

Se você ainda não realiza essa prática, não precisa se preocupar, pois neste artigo vamos te ensinar a descartar o lixo corretamente.

Veja também: como e porquê separar o lixo de casa?

Resíduos orgânicos

Vamos começar abordando os resíduos orgânicos, que são provenientes de restos de comida, cascas de frutas, raízes, vegetais, entre outros. Esses materiais têm o potencial de se transformarem em adubo natural, o que é altamente benéfico para atividades agrícolas, já que substituem o uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.

Para descartá-los corretamente, é necessário separá-los dos demais resíduos e destiná-los à compostagem. Uma opção recomendada é utilizar sacos de lixo biodegradáveis, que são fabricados com materiais orgânicos e se decompõem mais rapidamente.

Entre as melhores escolhas estão os sacos fabricados com plástico verde, PLA ou amido.

Recicláveis ​​não perigosos

Já os recicláveis não perigosos são materiais que podem ser reintroduzidos na cadeia produtiva sem causar danos significativos ao ser humano ou ao meio ambiente. Eles incluem papel, papelão, plástico, vidro e metais.

Para realizar o descarte adequado, é preciso designá-los à coleta seletiva e utilizar sacos de lixo com cores diferentes para cada tipo de material. Pela regra padrão, recomenda-se embalar o papel em sacos azuis, o alumínio nos amarelos, o vidro nos verdes e assim por diante.

Lembre-se de limpar os recicláveis antes de descartar e caso houver algum material que apresente risco às pessoas, como uma garrafa de vidro quebrada, identifique-o para preservar a saúde dos trabalhadores responsáveis pela coleta. 

Resíduos perigosos

Os resíduos perigosos são aqueles que possuem características nocivas à nossa saúde e ao meio ambiente. Esses materiais podem apresentar propriedades tóxicas, inflamáveis ou corrosivas, e representam um risco enorme se descartados de forma inadequada. 

Alguns exemplos comuns incluem pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, material de serviços de saúde, produtos eletrônicos, entre muitos outros. 

Se livrar dos resíduos perigosos de maneira adequada é de extrema importância, e para isso é fundamental obter informações sobre a forma correta de eliminar o material em questão. Visto que, cada objeto e substância requer um método específico de descarte.

Por exemplo, as pilhas e baterias, não precisam ser colocadas em sacos de lixo, mas sim levadas até postos e pontos de coleta que encaminham os rejeitos ao destino mais adequado.

Saiba mais: Descartar o lixo infectado corretamente

Conclusão

Em suma, ao utilizar sacos de lixo corretamente, você contribui para a preservação do meio ambiente e para a promoção de um futuro mais sustentável. 

Nesse sentido, surge como forte aliada da sustentabilidade uma renomada empresa de produtos de limpeza, a Medlimp, que oferece uma ampla variedade de soluções comprometidas com a natureza, incluindo sacos de lixo de alta qualidade para todos os tipos de descarte.

Visite nosso site para saber mais sobre esses e muitos outros produtos parceiros na busca da proteção ambiental.

http://medlimp.com.br/produto-categoria/gestao-de-residuos/sacos-de-lixo/