Por muito tempo, manter as empresas limpas foi visto apenas como uma maneira de agradar os clientes visualmente. Mas esse processo de desinfecção de ambiente é essencial por diversos outros motivos.
A higiene está diretamente relacionada à boa saúde e quando o local de trabalho está limpo, significa que os funcionários e clientes estão menos propícios a ficarem doentes. Essa limpeza diminui justamente a presença de vírus e bactérias nos objetos e no ambiente como um todo.
Deixar tudo limpo e cheiroso torna a empresa mais saudável e transmite a sensação de limpeza. Porém, sem o uso dos produtos certos essa será apenas uma forma de camuflar a sujeira e os problemas que ela pode ocasionar.
A importância da desinfecção de ambientes empresariais
É bastante comum nas empresas haver um grande fluxo de pessoas: são centenas e até milhares delas todos os dias encostando em diferentes superfícies. Ao fazer isso, elas acabam trocando as bactérias, vírus e germes que estavam nas mãos com os das superfícies.
Esses serem invisíveis podem ser transmissores de doenças, por isso é extremamente importante realizar a desinfecção de ambiente e fazer com que eles sejam eliminados.
Há ainda a questão das normas de segurança e higiene a serem seguidas. Dependendo do ramo da empresa, principalmente o de alimentação, existe um protocolo. Caso não seja feita a desinfecção de ambiente como determina a lei, o estabelecimento pode ser multado e até mesmo fechado.
Outro ponto é que a limpeza regular da forma correta, com o uso de desinfetante, pode dar a aparência de limpa, organizada e perfumada que toda organização deseja ter.
Como o desinfetante funciona?
O desinfetante é um produto químico que deve ser usado apenas para os fins que foi produzido – para a limpeza e assepsia de superfícies.
Esse produto precisa ser capaz de chegar à superfície, garantir uma ação rápida para não alastrar a contaminação durante a limpeza, ter baixa toxicidade e oferecer uma eficiência comprovada.
A desinfecção de ambiente ocorre com a aplicação do produto que consegue destruir a camada de proteção do microrganismo ou atuar em seu metabolismo, fazendo com que ele morra.
Dependendo do grau de desinfecção a ação será mais intensa e sobre diferentes organismos. O desinfetante consegue ter um bom resultado e isso garante que a desinfecção de ambiente seja satisfatória para evitar a propagação de doenças.
Leia também: Distribuidora de produtos de limpeza São Paulo: Por que escolher a Medlimp?
Existe um modo correto de usar desinfetante?
A limpezaprecisa ser feita da forma correta. Não basta apenas utilizar um desinfetante no chão e achar que ele está agindo sem trazer riscos à saúde.
Cada produto possui uma forma de uso e essa pode ser identificada nas orientações do fabricante. Existem os que são prontos para utilização, que podem ser colocados no pano para passar nas superfícies, desde que sejam bem espalhados e alcancem todos os lugares.
Os desinfetantes que são concentrados ou de alta diluição devem ser misturados na proporção correta de água para que mantenham a sua eficácia e não façam mal às pessoas.
Todos eles costumam ser de fácil manipulação, aplicação e eliminam os microrganismos, por isso são os produtos mais usados para a uma boa limpeza. Apostar em opções perfumadas também pode ser interessante, para garantir o bem-estar de todos e uma boa sensação no local.
Componentes do produto
Uma dica interessante é utilizar desinfetantes e produtos variados de limpeza e higiene à base de quaternário de amônia, pois são eficazes no combate a vírus e bactérias. Isso porque possuem uma ação microbicida rápida, de baixa toxidade e possuem um efeito residual na superfície de até 7 dias, entre outras vantagens.
Há ainda alguns produtos no mercado que já possuem ação comprovada contra o coronavírus e são grandes aliados no combate à proliferação do vírus, como é o caso deste aqui.
Fazer a desinfecção de ambiente ajuda a conservar a empresa e também a garantir um espaço mais saudável. Para isso, é preciso usar um desinfetante de qualidade e que tenha um bom rendimento!