Álcool líquido: Como usá-lo corretamente na higienização?

álcool líquido

O álcool líquido sempre foi usado na limpeza por ser de fácil aplicação e proporcionar bons resultados. Com a chegada da Covid-19, começou a se falar em álcool 70º, um pouco diferente dos mais comuns até então utilizados.

A questão é que existem diferentes tipos no mercado, cada um é indicado para uma finalidade. Conhecer o uso correto garantirá a higienização e a eliminação de vírus e bactérias.

Qual o álcool correto para limpeza?

O álcool líquido 46°, Gel 46,2° e 65° utilizados com frequência na limpeza residencial e empresarial para eliminar os resíduos e limpar as superfícies.

Vale ressaltar que a versão em gel deve ser usada em pisos e superfícies lisas por conta de sua textura. Já a versão líquida é mais versátil e pode ser aplicada em superfícies com relevo, pois, consegue penetrar melhor.

O álcool 70º também é usado na limpeza, porém, ele possui uma concentração maior e isso faz com que ele ganhe o poder de desinfecção.

Ele consegue eliminar microrganismos porque consegue destruir a membrana celular do vírus (desidratando e matando). Principalmente, em tempos de pandemia, ele é bem aceito por ter duas funções: limpar e desinfetar.

Veja mais:Desinfecção de ambiente: como garantir a segurança dos colaboradores?

Como usar o álcool líquido na limpeza?

O álcool líquido é produto simples para utilizar na limpeza, ele já vem pronto para uso e não exige grandes técnicas.

A aplicação em superfícies lisas como pedras, fechaduras e vidros pode ser feita com um pano umedecido com o álcool. Basta espalhar e esperar que seque naturalmente, o que ocorre em poucos segundos devido ao poder de evaporação.

O uso também pode ocorrer em tecidos como os de sofás e cadeiras. Nesse caso é recomendado diluir em um pouco de água e aplicar com borrifador.

Um cuidado, independentemente do tipo de álcool líquido e forma de aplicação, é com a superfície. Algumas podem manchar, então em caso de dúvida faça um teste em um pequeno pedaço. Se não danificar a superfície, então pode aplicar no restante dela.

Veja também: Lista de produtos de limpeza que não podem faltar na sua empresa

Desvende os mitos

Apesar de bastante conhecido, o álcool líquido ainda gera muitas dúvidas e faz com que surjam alguns mitos. Veja algumas verdades e acabe com essas questões.

  • O álcool 92,8° apesar de ser muito concentrado não deve ser usado na limpeza. Ele evapora rapidamente e não ajuda a matar os microrganismos por conta disso.
  • O álcool com 95% de pureza possui um cheiro ruim propositalmente. Nele são adicionados aromatizante malcheiroso a fim de evitar que as pessoas ingiram o produto.
  • Ele não deve ser aplicado em borrachas, pois, gera o ressecamento. Quando usado em fórmicas, acrílicos e aparelhos eletrônicos pode causar danos a eles.
  • Após aplicar o álcool líquido na limpeza não é necessário remover os resíduos. Ele evapora naturalmente e deixa os objetos prontos para uso.
  • O álcool gel é considerado mais seguro porque consegue evitar que o fogo se alastre rapidamente. Entretanto, para a limpeza não é indicado para superfícies irregulares.
  • Todo álcool independentemente da sua concentração é um produto inflamável, por isso deve ser guardado em local fresco e ventilado. Em locais muito quentes corre o risco de explodir.

O álcool líquido é um dos produtos de limpeza indispensáveis para qualquer escritório. Ele garante a eliminação dos microrganismos, é fácil de aplicar e possui valor acessível.

Quer conhecer algumas versões disponíveis? Acesse o site da Medlimp.