Para garantir que as mãos fiquem sempre protegidas ao utilizar produtos químicos, é indispensável o uso da luva de limpeza. Elas são capazes de proteger as mãos em diferentes situações, evitando o contato de produtos que possam causar alergia e outros problemas de pele. Por isso, muitos fabricantes indicam o uso delas durante o manuseio de soluções químicas.
Outra de suas função é garantir mais aderência, já que são produzidas com borracha, evitando que os acessórios escorreguem. Por exemplo, ao usar uma vassoura se tem melhor aderência e pegada.
Por fim, mas não menos importante, protegem do contato com vírus e bactérias. Como a ideia é que sejam usadas na limpeza, provavelmente, os locais estarão contaminados.
No mercado existem diferentes tipos e materiais que compõem a luva de limpeza, causando dúvida em qual é a certa para cada momento. Por isso, para entender qual é a melhor opção, continue lendo o artigo e entenda qual é a escolha certa.
Luva de limpeza de borracha
Esse é o tipo de luva de limpeza mais comum, devido a sua proteção eficaz para pele e o fato de poder ser reutilizada. Ela é confeccionada em borracha, material que garante flexibilidade, elasticidade e boa aderência aos materiais. Além disso, alguns modelos contam com ranhuras nos dedos e palma da mão, para que fiquem antiderrapante, já outros são revestidos de fibra de algodão para oferecer mais conforto e absorver o suor.
Luva de limpeza latex ranhurada
Desenvolvida com um material grosso e resistente, punho ranhurado e seu formato alongado, ela garante alta proteção para as mãos e antebraço. Para ficar completa, possui um antiderrapante de alta eficiência na palma.
Pode ser usado em diferentes serviços de limpeza, inclusive para a remoção de pelos de animais. Sua aplicação se estende para outros segmentos.
Luvas de limpeza de vinil
As luvas de vinil podem ser encontradas na versão com e sem amido. São feitas de um material mais fino que permite maior sensibilidade nos dedos e aderência ao formato da mão.
Na limpeza devem ser usadas para trabalhos leves, como retirar pó e fazer a higienização de locais que exigem pouca manutenção.
Com elas é possível garantir a higiene em ambientes de trabalho, sem gerar contaminação dos produtos manipulados. Após o uso é preciso fazer o descarte da luva de vinil, diferente de outros modelos, que podem ser reaproveitados.
Veja também: Material de limpeza para escritório na Medlimp
Luva de limpeza de polietileno
De todas as versões apresentadas ela é a mais simples. Feita de plástico, ao ser colocada nas mãos não possui boa aderência, mas oferece uma camada de proteção eficiente.
Por ser fina, permite sentir bem o que está sendo segurado, mas não possui função antiderrapante.
A luva de polietileno é indicada para limpeza leve, protegendo contra poeira e contato com superfícies, mas não deve ser usada como barreira de proteção para produtos químicos e deve ser descartada após o uso.
Resumindo
Cada luva de limpeza possui materiais adequados para cada tipo de trabalho, devido a isso, é sempre necessário entender qual o tipo eficiente para os seus colaboradores. Pode ser que sua empresa precise de mais de um modelo para garantir a limpeza com segurança de diferentes ambientes. Por isso, faça o levantamento das necessidades do seu negócio e compre as luvas de limpeza com a mais alta qualidade do mercado no site da Medlimp.