Como limpar porcelanato: limpeza diária
No dia a dia, é fácil deixar o seu porcelanato lindo e brilhante.
Para limpar o porcelanato de forma eficiente, siga os passos a seguir:
- Utilize uma solução de limpeza que contenha uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água;
- Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar;
- Passe um pano de chão molhado;
- Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.
Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixe a solução de detergente e água agir sobre o piso por mais alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias.
Não utilize palha de aço ou produtos similares, já que eles podem riscar, danificar e retirar o
brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento. Depois, enxágue bem somente com água e seque com um pano limpo.
Para limpar porcelanato você pode utilizar o limpa porcelanato Azulim ou o Limpador Maximoom na diluição correta. Qualquer um desses produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicado com pano umedecido nessa solução.
A diluição deve ser de 1/5 a 1/30, ou seja, uma parte do produto para quatro partes de água, ou uma parte do produto para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.
É importante lembrar que os porcelanatos estão mais próximos da família das pedras naturais do que da cerâmica, e requerem a mesma cautela necessária ao fazer a manutenção das pedras. Por isso, não utilize ceras ou impermeabilizantes. Essa prática pode acarretar a perda da garantia de cinco anos que a fábrica oferece.
O problema de realizar a limpeza do porcelanato apenas com detergente neutro diluído em água é que ele não deixa a casa com aquele cheirinho de limpeza. Por isso, você pode fazer a faxina da maneira adequada e, depois de terminar, você pote utilizar o limpador gel Start.
Para as ares externas o procedimento é o mesmo.
Como limpar cada tipo de porcelanato
Por mais que agora você já conheça as melhores formas de limpar porcelanato em geral, é importante destacar que cada tipo tem uma especificidade que o torna único. Dessa forma, é imprescindível que você siga algumas indicações especiais de acordo com o seu produto.
Pensando nisso, separamos os principais modelos de porcelanato existentes no mercado, juntamente com indicações mais importantes a respeito da limpeza e dos cuidados em geral com essas peças.
PORCELANATO ACETINADO
O porcelanato acetinado, por ser uma opção de revestimento que não vem com aquela camada de brilho por cima, é mais fácil de limpar do que os outros. Além disso, sua resistência, que também é maior, faz com que a faxina possa ser pesada — o que reduz a preocupação de danificar o piso enquanto o processo é realizado.
A primeira dica, logo no início da limpeza do porcelanato, é varrer bem a superfície do revestimento, já que as características ásperas do produto podem fazer com que pequenas sujeiras fiquem impregnadas ali. Depois de varrer, então, dilua aquela mistura de água com detergente, molhe o pano e inicie o processo.
Outra vantagem muito interessante do porcelanato acetinado é que não vai ser preciso passar aquele pano seco. Sua superfície é capaz de absorver a água, ou seja, só espere secar e ele estará prontinho e muito limpo.
PORCELANATO MANCHADO
Imagine só: você está na sala, com seu piso novinho em folha, até que outra pessoa da casa derruba alguma bebida, alimento ou produto que provoque manchas no piso. Parece desesperador, não é mesmo?
Nem tanto. Caso você saiba como limpar porcelanato manchado, o processo será muito menos doloroso e complicado do que você imagina. Separamos algumas das dicas a partir de manchas ou acidentes específicos:
- canetas: molhe um pouco de acetona ou álcool em um pedaço de algodão. Passe na superfície da mancha e, logo após, limpe com um paninho umedecido apenas com água;
- bebidas alcoólicas ou café: dilua uma tampinha de Veja Cloro Ativo em um recipiente com 200ml de água, molhe a mistura com uma esponja macia e esfregue-a no piso. Depois de limpar, é só remover o excesso com um pano umedecido com água. Importante: nunca coloque o produto direto no piso;
- tinta: como já falamos no decorrer do texto, aposte em solventes orgânicos para a limpeza.
PORCELANATO FOSCO
Antes de falar sobre o que fazer ao limpar superfícies de porcelanato fosco, adiantamos dizendo o que não fazer de forma alguma: passe longe de água sanitária ou outros produtos tradicionalmente utilizados na limpeza pesada.
O procedimento deve ser simples, além de seguir as indicações que já adiantamos diversas vezes:
- Limpe a superfície com uma vassoura;
- Depois de varrer e tirar o excesso de sujeira, misture água com detergente líquido;
- Limpe o porcelanato fosco com a misturinha;
- Molhe um pano com água e passe por cima do piso para tirar o excesso.
Além disso, é importante limpar o piso mais ou menos uma vez ao mês para que ele não ganhe uma coloração amarelada com o passar do tempo. O procedimento é bem simples: em um balde de água, dilua saponáceo cremoso. Depois é só molhar um pano na mistura, passar pela superfície e, para finalizar, secar o chão e o excesso da misturinha com um pano molhado em água.
A utilização de produtos não indicados pode ocasionar o que chamamos de ataque químico, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.
Por isso, não utilize produtos que contenham flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico, encontrado nos produtos:
- Semorin;
- Brilha Alumínio;
- Brilhol;
- outros destinados à limpeza de alumínio.
Eles podem causar danos irreversíveis ao produto.
Às vezes, limpar o porcelanato com os produtos específicos para limpeza pesada pode resolver o problema de algumas manchas. Mas, se não ficar em perfeito estado, você pode utilizar o limpa porcelanato Azulim.