7 dicas para usar o cloro ativo corretamente na sua limpeza profissional

7 dicas para usar o cloro ativo corretamente na sua limpeza profissional

O cloro ativo ou simplesmente cloro, é um velho conhecido da limpeza. Enquanto alguns adoram, outros possuem receio de usar por ser um produto forte. Porém, ele pode ser usado com segurança, desde que algumas recomendações sejam seguidas. 

Os produtos disponíveis no mercado possuem concentrações ideais para serem utilizados na limpeza, com o intuito de não danificar objetos e superfícies ou machucar a pele. 

Para tirar as suas dúvidas sobre como usar cloro ativo corretamente, continue lendo este artigo e tenha um novo aliado na limpeza. 

1. Sempre coloque luvas de borracha

Toda vez que for usar o cloro ativo, coloque luvas de borracha. Antes mesmo de abrir o produto é indicado estar com essa proteção.

Por ser um produto químico forte, pode causar alergias na pele e até queimaduras se manuseado indevidamente. 

2. Use o cloro ativo em locais de difícil limpeza

O cloro ativo pode ser usado em diferentes ambientes, como na garagem, onde ele consegue tirar as manchas escuras que ficam no piso. No banheiro é ideal para acabar com a sujeira e o mofo que ficam no rejunte dos azulejos.  

Na cozinha ele é bastante versátil. Pode ser usado para limpar a gordura das paredes, chão e bancadas de pedra. Potes plásticos que ficam manchados com alimentos podem recuperar sua cor com o uso de um pouco de cloro.

3. Não aplique o cloro ativo em qualquer superfície

Em algumas superfícies o cloro destrói os materiais e causa aspecto ruim. Ele não deve ser aplicado sobre madeiras – naturais ou envernizadas – e em superfícies pintadas, que também serão danificadas. Já no aço e no metal ele causa corrosão e estraga a superfície. Isso é válido também para esponjas de aço, elas não combinam com o produto.

Leia também: Como tirar manchas de pisos?

4. Não misture com outros produtos de limpeza 

Jamais misture os produtos de limpeza. Ao misturar eles, pode gerar uma reação química com fumaça tóxica ou produtos que fazem mal ao organismo.

Uma mistura comum e não recomendada é o cloro ativo com sabão em pó. Ao combinar as substâncias elas se anulam e perdem sua ação. Portanto, aplique os produtos separadamente e em etapas diferentes da limpeza.

5. Dilua o cloro ativo corretamente

Muitas vezes, o cloro ativo não vem pronto para uso. Sempre verifique as recomendações do fabricante. Como ele está concentrado, pode ser necessário diluir em água para ter a concentração certa. A diluição também pode variar de acordo com o local que será limpo. 

Quando se trata do cloro em gel é um pouco diferente. Na maioria das vezes ele está pronto para uso. Apesar disso, é preciso ter atenção ao rótulo para não cometer erros.

6. Coloque cloro nos ralos

O produto é um aliado na limpeza dos ralos, ajudando a remover a sujeira e evitando que entupam. Além disso, se aplicado após a limpeza, ajuda a eliminar odores. 

Leia também: 4 dicas de limpeza para manter o escritório livre de vírus e bactérias

7. Uso o cloro ativo para clarear panos e roupas

Após fazer a limpeza, os panos podem ficar sujos. Uma dica para que eles voltem a ser brancos é misturar um pouco de água sanitária e cloro ativo diluídos em água. A combinação ajuda a clarear as manchas e remover a sujeira.

Essa mesma dica pode ser aplicada nas roupas. Só tenha atenção para não usar com roupas coloridas, pois elas mancham. Essa ação alvejante é exclusiva para roupas brancas.

Resumindo

O cloro ativo é versátil e traz excelentes resultados quando usado da forma certa. Para guardá-lo de forma correta, coloque-o no armário e só tire quando for fazer a limpeza da casa ou empresa.

Quer conhecer opções de cloro ativo que rendem muito? Confira no site da Medlimp

Banner-Medlpim