Os produtos de limpeza trazem em seus rótulos diversas informações. Entre elas está o pH e é comum que, em algum momento, você se questione, afinal de contas, o que é pH e o que ele representa?
Na escola você estudou sobre o pH e deve se lembrar que diz respeito à acidez. Mas qual seria a relação dele com a limpeza?
O que é pH?
O potencial hidrogeniônico, é a quantidade de íons de hidrogênio (H+) concentrados que indicam se um produto é ácido, neutro ou alcalino.
Ele é representado por uma escala que varia de 0 a 14. Quanto menor a concentração, significa que a substância é mais ácida e, à medida que a escala aumenta fica alcalina. Já o pH próximo a 7 é considerado neutro.
Conhecendo essas condições, os fabricantes de produtos de limpeza conseguem elaborar melhor seus produtos.
Combinando o pH com a sujeira
Se os produtos trazem essa informação é porque ela possui relação com o efeito desejado.
Quando se está limpando, os bons resultados dependem da combinação de dois fatores: a ação mecânica, o esforço físico que se faz, podendo ser o processo de esfregar um pano ou esponja; o outro fator é a reação química, ou seja, como o produto de limpeza reage com a sujeira.
Quando se aplica um produto, esfrega bastante, mas não limpa, possivelmente o produto está errado. O pH alcalino, aquele que possui escala de 10 ou superior, é mais indicado para sujeiras orgânicas. Ele funciona muito bem para remover a fritura, gordura, molhos, óleo, graxa e outros similares.
Veja mais: 3 opções de desengordurante que você encontra na Medlimp
O pH neutro costuma ser entre 6 e 8, sendo esse o mais comum de se ver no mercado. Ele é bastante usado no cotidiano e serve para sujeiras orgânicas como pó e outras de fácil remoção.
Por fim, temos o pH ácido, aquele com escala inferior a 5. Usado para a remoção de sujeiras inorgânicas que podem ser de difícil remoção. É bastante usado em obras para limpar ferrugem, terra, cimento e também remover o sangue.
Quando se tem esse conhecimento, é possível combinar o pH com o tipo de sujeira. A remoção se torna muito mais fácil e eficiente e o esforço mecânico será menor e os resultados satisfatórios.
Seu impacto nas superfícies
O uso do pH errado poderá resultar em uma limpeza ineficiente.
Outro ponto que também deve ser analisado é o impacto que ele pode ter sobre a superfície. Não é raro manchar um piso ou outra superfície por conta do uso do produto errado. Isso acontece por utilização inadequada ou por não saber o que é pH e qual a melhor escolha a se fazer, para não causar danos.
Os produtos mais ácidos, com pH mais próximo de 0, podem ser aplicados em pedras, alumínio, inox e cimento e são contra indicados para porcelanatos, cerâmicas, vidros e mármore polido.
Veja também: Como tirar manchas de pisos?
Os produtos com pH próximo a 14, ou seja, mais alcalinos são o oposto. Podem ser aplicados na maioria das superfícies laváveis, mas não em tintas, vernizes e outros impermeabilizados.
Para saber o pH de um produto de limpeza é preciso ler as orientações do fabricante. Dessa forma, não se erra na aplicação e evita-se complicações de uso.
Portanto, sabendo o que é pH, a escolha por um produto adequado às suas necessidades ficou bem mais fácil e você não vai sofrer para eliminar sujeiras, nem vai danificar as superfícies.
Leia também o artigo sobre produtos de limpeza e suas indicações de uso, que a Medlimp preparou para você.