Pensar em um ambiente de trabalho saudável requer considerar as dicas de limpeza. Essas não devem ser praticadas apenas por quem cuida da higienização, mas por todas as pessoas, ainda mais em tempos de Pandemia.
Cada um possui um papel fundamental para deixar o escritório livre de vírus e bactérias. Para ter bons resultados, todos os colaboradores devem ser orientados e praticar o que aprenderam.
Se a intenção é garantir um ambiente totalmente limpo, existem dicas de limpeza que podem ajudar:
1. Aposte nos produtos de limpeza certos
Os produtos de limpeza possuem funções específicas. Até mesmo os multiusos não podem ser aplicados em qualquer superfície.
No momento da compra desse item, prefira os de uso profissional. Eles garantem melhores resultados para ambientes onde existe circulação de muitas pessoas. Também possuem valores mais acessíveis considerando o custo-benefício.
Concilie a escolha com os ambientes. Existem produtos indicados para pisos frios, outros para vidros, há os que podem ser usados em computadores e eletrônicos, etc. Fazer uma lista do que precisa ser limpo, ajuda e fazer a seleção correta.
Outras das dicas de limpeza é conversar com o fornecedor, ele pode dar boas indicações e apontar soluções.
Veja mais: Produtos de higiene e limpeza: 5 erros cometidos na hora da compra
2. Cuide do ar condicionado
Para ficar livre de vírus e bactérias a melhor opção é trabalhar em ambientes ventilados. Como nem sempre isso é possível, o ar-condicionado é uma alternativa viável.
Ele precisa estar bem limpo para não “sujar” o ar que se respira. A manutenção e higienização dele deve ser constante. O filtro de ar precisa ser limpo, assim como todo o equipamento por dentro.
Muitas empresas se preocupam com a limpeza interna dele e se esquecem da externa. Uma das dicas de limpeza para fazer o processo é deixar o ar-condicionado desligado e fora da tomada. Ele deve estar frio e uma mistura de água com álcool é suficiente para limpar sua superfície.
3. Use dispensers como dicas de limpeza
O dispenser acabou sendo amplamente adotado nas empresas na pandemia. Ele permite que se tenha fácil acesso ao álcool gel que mata vírus e bactérias.
Seu uso deve permanecer mesmo após passado esse período difícil, pois, sempre existem vírus circulando pelos ambientes. Além disso, pode servir de lembrete para os colaboradores.
Ao ver o equipamento, a pessoa se preocupa mais com as dicas de limpeza e adota hábitos mais saudáveis. Por exemplo, esvaziará o lixo com frequência, o que ajuda na deixar o local do escritório saudável.
Nos banheiros e cozinhas o dispenser também pode ser usado para o sabonete líquido ou papéis. Ele impede o contato com uma parte do produto que não será utilizada no momento e evita a contaminação.
Um bom exemplo é o papel toalha. A pessoa só encosta na parte do ralo que utilizará e o restante fica protegido.
Veja também: Cozinha profissional Lavagem correta de mãos e sua importância
4. Mantenha a organização como dicas de limpeza
A organização é de responsabilidade de todos. Não deixar pilhas de papel em cima da mesa, além de melhorar o visual evita a contaminação. O problema é que ficam acumulando poeira e muitas pessoas acabam tendo contato com ela e depositando microrganismos.
Uma das dicas de limpeza é estabelecer políticas que diminuam o uso do papel. Além disso, ter armários e gavetas para guardar objetos e documentos ajudará na organização.
Todas as dicas de limpeza, por mais simples que sejam fazem diferença. Elas incentivam a adoção de bons hábitos e a preservar a saúde dos colaboradores e clientes. Por isso, devem ser apRendidas e implementadas.
Sabendo dessas dicas, que tal aprender sobre produtos de limpeza para o escritório? Confira sobre eles no nosso artigo Material de limpeza para escritório na Medlimp.