Diluidor é um equipamento destinado a diluir produto químico concentrado, através de sistema Venturi, para uso em higiene geral, cozinhas, hotéis, restaurantes, supermercados, frigorificos, etc.
Vantagens:
–Permite acoplar mais de uma peça para compôr uma central de dosagem;
-Equipamento mecânico sem necessidade de uso de ponto de energia;
-Acionamento por botão;
-Fornecido com kit completo de instalação;
-Dilui produtos de maior densidade a baixa pressão;
-2 válvulas anti-retorno em EPDM;
Benefícios:
-Fácil instalação e desmontagem para manutenção;
-Manutenção pontual, ou seja, sem necessidade de desmontagem de outras peças;
-Permite diluir o produto concentrado no momento do uso, sem que o operador tenha contato com o produto químico;
-Utiliza uma saída de água para alimentação do sistema e permite a conexão de mais de um diluidor em série, formando uma central de diluição;
-Opera em pressão de 0.8 a 2.0 Kgf/cm³;
Perguntas e Respostas
P: Acabei de instalar meu diluidor e ele não faz a diluição do produto. Por quê?
R: Confira se a pressão utilizada está dentro dos parâmetros indicados; Verifique se a válvula de abertura se encontra na posição Aberta; Inspecione a tubulação utilizada para localizar se existe alguma entrada de ar; Se seu produto for muito viscoso, isso poderá alterar o funcionamento do diluidor. Indicamos a escolha de um TIP mais adequado e um ajuste de pressão; A utilização de mais de um diluidor ao mesmo tempo pode acarretar em uma variação nas taxas de diluição já que o fluxo de água é dividido entre os diluidores em uso. Nesse caso, é recomendado que seja acionado um diluidor de cada vez.
P: Meu diluidor funcionava bem e parou de puxar o produto. Por quê?
R: A causa mais comum é o entupimento dos TIPs, do venture e válvula de retenção, que podem ser causados pela deposição de produtos químicos provenientes do soluto ou sais presentes na água; Faça uma inspeção nos conectores externos procurando pontos de entupimento e siga as instruções de manutenção citada no link exposto na seção de Cuidados no Processo de Diluição;
P: Por que a água não está passando pelo diluidor?
R: Primeiro confira se sua alimentação de água está realmente fornecendo água para o TOTALMIX; Verifique se a válvula de abertura se encontra na posição Aberta; Faça uma vistoria para identificar possíveis entupimentos na entrada e saída de água; Analise se a válvula de esfera está sendo devidamente acionada e se a mesma está abrindo corretamente.
P: Por que não consigo atingir uma taxa de diluição desejada?
R: Primeiramente, lembre-se de que a tabela que apresenta as taxas de diluições tem como referência a diluição de água em água. Quando é utilizado solutos com diferente viscosidades, as taxas de diluição podem variar; Analise as condições de seu diluidor como mencionado nas perguntas anteriores, pois variações no fluxo de água e de soluto irão interferir na taxa de diluição; A utilização de mais de um diluidor ao mesmo tempo pode acarretar em uma variação nas taxas de diluição já que o fluxo de água é dividido entre os diluidores em uso. Nesse caso, é recomendado que seja utilizado um diluidor de cada vez; Se não tiver nenhuma obstrução ou problema físico com o equipamento, é aconselhado a troca do TIP ou da pressão de operação para fazer a regulagem na taxa de diluição.
Se precisar de qualquer tipo de diluidor procure um profissional da MedLimp pelo site.